O
dispositivo da foto pode se parecer com o ‘Google Glass’, mas não deixe que o
iPhone preso ao lado da cabeça o engane. A “Neurocam” e seu aplicativo conjunto
podem determinar o futuro da propaganda.
O sistema
foi demonstrado recentemente na conferência Human Sensing 2013, em Yokohama, no
Japão, e consiste de um headset que permite encaixar um iPhone ao lado da
têmpora. O celular é equipado com um prisma especial para permitir que sua
câmera grave imagens do ponto de vista do usuário.
O headset
possui sensores de eletroencefalografia (EEG) para analisar as ondas cerebrais
em busca de “picos” de interesse. O aplicativo da Neurocam atribui valores de 1
a 100 aos dados recebidos. Quando os dados atingem a marca de 60, o interesse
do usuário é detectado e a câmera do celular é instruída a iniciar a gravação
de uma sequência de cinco segundos no formato GIF. A gravação é salva em um
álbum de fotos para que o usuário possa lembrar-se com exatidão do que chamou
sua atenção.
A maioria
das pessoas se lembra do par de sapatos que viu ou da moto que a atrasou, e os
anunciantes adorariam usar essa informação. É por esse motivo que a Dentsu, um
gigante da propaganda, está apoiando a Neurocam com um empreendimento conjunto
chamado Dentsu ScienceJam. “Como o sistema deixa as mãos livres,
acreditamos que o registro é mais exato do que ter que apertar um botão para
fotografar algo de que gostamos”
Segundo
Nakano, “a Neurocam poderia determinar quais produtos de um estabelecimento
comercial interessam às pessoas. Como a informação também inclui dados de
posicionamento é possível mapear e exibir lugares nos quais as pessoas estão
interessadas, auxiliando no planejamento do desenvolvimento urbano. Achamos que
o aparelho pode ser usado de várias formas”.
Melhor
ficar atento à radiação emitida pelo celular, ainda mais agora que ele pode
ficar preso à sua cabeça.
Fonte:
Discovery noticias
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