Desde sempre, muitas
crianças e pré-adolescentes demonstram uma imensa dificuldade em escrever. Não
por falta de alfabetização ou de conhecimento, mas por falta de coordenação
motora, que atrapalha principalmente a caligrafia.
Pesquisadores ingleses, em
parceria com colegas americanos, estão desenvolvendo um interessante aparelho
robótico que pode ser a chave para as crianças praticarem e melhorarem sua
coordenação manual.
O processo envolve, antes
de tudo, um pequeno braço robótico, muito semelhante àquelas lâmpadas de mesa.
A criança segura uma caneta, conectada ao braço robótico, e deve “jogar” alguns
jogos apresentados na tela do computador.
Tais jogos envolvem
movimentos variados de mão e pulso, comumente usados durante a escrita (e
outras tarefas manuais), fazendo com que a criança aprenda os movimentos mais
corretos de puxar e empurrar a caneta. A força exercida pelo braço também pode
ser ajustada conforme o aprendiz ganha mais confiança.
No momento, os
pesquisadores estão trabalhando com crianças de cinco a sete anos em Bradford,
Inglaterra, investigando o nível de motivação e de divertimento do processo. As
habilidades e tarefas manuais variam, e até mesmo tarefas mais simples,
voltadas para crianças ainda menores, estão dando resultados positivos.
Fonte:
Discovery noticias
0 comentários:
Postar um comentário