Desde sempre, muitas crianças e pré-adolescentes demonstram uma imensa dificuldade em escrever. Não por falta de alfabetização ou de conhecimento, mas por falta de coordenação motora, que atrapalha principalmente a caligrafia.

Pesquisadores ingleses, em parceria com colegas americanos, estão desenvolvendo um interessante aparelho robótico que pode ser a chave para as crianças praticarem e melhorarem sua coordenação manual.

O processo envolve, antes de tudo, um pequeno braço robótico, muito semelhante àquelas lâmpadas de mesa. A criança segura uma caneta, conectada ao braço robótico, e deve “jogar” alguns jogos apresentados na tela do computador.

Tais jogos envolvem movimentos variados de mão e pulso, comumente usados durante a escrita (e outras tarefas manuais), fazendo com que a criança aprenda os movimentos mais corretos de puxar e empurrar a caneta. A força exercida pelo braço também pode ser ajustada conforme o aprendiz ganha mais confiança.

No momento, os pesquisadores estão trabalhando com crianças de cinco a sete anos em Bradford, Inglaterra, investigando o nível de motivação e de divertimento do processo. As habilidades e tarefas manuais variam, e até mesmo tarefas mais simples, voltadas para crianças ainda menores, estão dando resultados positivos.






  Fonte: Discovery noticias


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