Em 2010,
alguns dos maiores fabricantes de alimentos dos Estados Unidos se comprometeram
a cortar 1,5 trilhões de calorias em seus produtos até 2015.
Dados
preliminares de um estudo patrocinado pela Fundação Robert Wood Johnson mostram
que eles já superaram essa meta, cortando cerca de 6,4 trilhões de calorias
entre 2007 e 2012 — ou uma média de 78 calorias por pessoa, relata a Associated
Press.
“Essa é uma
mudança muito significativa no mercado”, afirma Lisa Gable, da Healthy Weight
Commitment Foundation, a coalização que organizou a ação junto à indústria,
acrescentando que os números “excederam nossas expectativas”.
As empresas
que integram a fundação, incluindo General Mills Inc., Campbell Soup Co.,
ConAgra Foods Inc., Kraft Foods Inc., Kellogg Co., Coca-Cola Co., PepsiCo Inc.
e Hershey Co., declaram que atingiram a meta reduzindo o tamanho das porções e
cortando calorias de produtos existentes.
Embora os
resultados sejam animadores e as empresas tenham prometido manter o
compromisso, dois terços dos alimentos embalados não fazem parte da ação e,
portanto, não está claro se outras empresas abraçaram a causa.
Fonte: Discovery
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