Quando almoçamos ou
jantamos fora, raramente vemos o chef preparando nossos pratos, não é mesmo?
Alguns restaurantes orientais fogem dessa tradição e expõem seus chefs ao
público enquanto preparam sushis e afins. Há também, é claro, estabelecimentos
que são adeptos dessa estratégia de deixar o trabalho do chef visível, mas na
maioria dos restaurantes esses profissionais ficam reclusos.
Essa característica, que
muitas vezes passa despercebida, acabou virando assunto de estudo de Harvard e
da Universidade de Londres. Pesquisadores dessas duas instituições fizeram um
experimento que durou duas semanas apenas. A ideia era descobrir se cozinheiros
fazem pratos mais saborosos quando estão em contato com quem come o alimento.
Será?
Método
Os experimentos foram
feitos em quatro cenários diferentes, dentro de uma cafeteria. No primeiro
cenário, chefs preparavam as refeições em um ambiente isolado; no segundo,
somente os clientes viam os chefs; no terceiro, somente os chefs viam os
clientes; e, no quarto, chefs e clientes viam uns aos outros. Em nenhum dos
casos clientes e chefs interagiram.
Depois de duas semanas de
pesquisas, não houve dúvida: quando os chefs podiam ver os clientes do
estabelecimento, os consumidores ficavam 10% mais satisfeitos com a qualidade
dos pratos. No cenário onde clientes e chefs não se viam, não houve qualquer
tipo de melhora na avaliação dos pratos.
Qualidade e gratidão
Já no grupo onde chefs e
clientes viam uns aos outros, a satisfação do consumidor subiu 17,3%. Além
disso, o serviço era 13,2% mais rápido. De acordo com o Ryan W. Buell, um dos
pesquisadores de Harvard, o estudo permite concluir que os funcionários se
sentem mais apreciados e mais satisfeitos com relação ao próprio trabalho
quando são vistos pelos clientes.
Buell ressalta o fato de
que não apenas a percepção de qualidade foi alterada, mas a qualidade real dos
alimentos preparados melhorou quando chefs e consumidores podiam ver uns aos
outros. Já a estudante Tami Kim disse que o estudo reforçou o poder da
gratidão. Segundo ela, um dos cozinheiros disse ter vontade de melhorar ao
perceber que os clientes estão satisfeitos com seus pratos. Ou seja: gratidão e
reciprocidade parecem ser o segredo.
Fonte:
MegaCurioso
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