Um estudo divulgado esta semana mostrou que as pessoas que tiraram fotos durante uma visita a um museu se lembravam de menos detalhes do que as que apenas observaram os objetos expostos.

É uma lição para um mundo cada vez mais acostumado ao compartilhamento instantâneo de fotos no Facebook, Twitter e outras redes sociais, afirma a psicológa Linda Henkel, da Universidade de Fairfield, Connecticut. ”As pessoas costumam usar câmeras para registrar um momento quase sem pensar, e acabam perdendo o que acontece bem diante de seus olhos”, explica Henkel, autora do estudo publicado na revista Psychological Science.

Henkel criou um experimento no museu da universidade, em que dois grupos de alunos foram convidados a tomar nota de certos objetos. O primeiro grupo fotografou os objetos, enquanto o segundo apenas as observou.

No dia seguinte, sua memória dos objetos foi testada – e os participantes que tiraram fotos se mostraram menos precisos em reconhecer os itens.
“Quando as pessoas dependem da tecnologia para se lembrar – contando com uma câmera para registrar um evento, sem precisar prestar atenção total a ele – isso pode ter um impacto negativo na ativação da memória”.

O olho da mente

Um segundo grupo apresentou uma pequena variação nos resultados: os que fotografaram detalhe específico de um objeto usando o zoom se lembravam dele –e não só da parte ampliada, mas também do que estava fora de enquadramento.

“Esses resultados mostram como o ‘olho da mente’ e o ‘olho da câmera’ não são os mesmos”, explica Henkel. Segundo a pesquisadora, tirar fotos só ajuda as pessoas a se lembrar se elas reservarem algum tempo para observar e analisar o objeto. Fotos em excesso podem prejudicar esse processo.

“A pesquisa sugere que o grande volume e a falta de organização das fotos digitais para preservar lembranças pessoais desestimulam as pessoas a recordar”, diz Henkel. ”Para lembrar, temos de ter contato e interagir com as fotos, em vez de apenas acumulá-las”.





               Fonte: Discovery noticias

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top