Um osso altamente especializado, essencial para a fala nos humanos modernos, foi encontrado em fósseis de neandertais, reforçando a teoria de que nosso primos distantes também eram capazes de vocalizar.

O hioide, um osso em forma de ferradura, sustenta a base da língua e é fundamental para a fala, segundo reportagem da BBC. Os primatas superiores, como os macacos, não possuem esse osso, o que explica sua incapacidade de falar, com raras exceções.

Uma equipe internacional de pesquisadores criou um modelo 3D do osso hioide de um neandertal e descobriu que ele funcionava exatamente como o do Homo Sapiens.

“Acreditamos que é um avanço muito significativo. Demonstramos que o hioide Kebara 2 não só se parece com o dos humanos modernos, mas também era usado de uma forma muito similar”, declarou à BBC Stephen Wroe, da Universidade da Nova Inglaterra, Austrália.

A pesquisa, publicada na revista Frontiers in Language Sciences, afirma que há fortes evidências genéticas, fósseis e arqueológicas de que a linguagem e a fala moderna existiam não só entre os neandertais e denisovanos, mas também em espécies humanas mais antigas.




Fonte: Discovery noticias

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top